Ticker

3/recent/ticker-posts

VOCÊ NÃO É A IGREJA! - Assuntos Teológicos

 


VOCÊ NÃO É A IGREJA!

Nos últimos anos ficou famosa a produção de conteúdos cristãos aqui na internet (isso é uma benção), mas com esses conteúdos também veio à ideia da igreja individual, ou seja, a pessoa é a igreja.

Essa ideia abriu portas para que milhares de pessoas começassem a pregar sobre o desigrejamento, com a ideia que você não precisa necessariamente de uma igreja para ser cristão. Porém essa ideia é completamente errada. 

Não existe cristão sem igreja! Eu vou te explicar melhor no vídeo de hoje.

Talvez o movimento “cristão/gospel” que mais cresceu nos últimos anos foi os desigrejados, um grupo de pessoas que se consideram cristãs, mas não entendem que necessariamente elas precisam de uma igreja; até porquê, elas são a própria igreja.

Uma pesquisa recente do Pew Research Center, analisou alguns americanos evangélicos (é importante lembrar que o movimento dos cristãos em igreja começou lá) e viu que mais da metade dos cristãos não vão à igreja porque não querem. 

Menos de um terço (28%) dizem que não vão porque são incrédulos. Entre cristãos auto identificados, a razão predominante que os não-frequentadores de igreja oferecem para não frequentarem os cultos de adoração é que eles praticam sua fé de outras maneiras. Quase metade dos evangélicos nesta categoria (46%) dizem que essa é uma razão muito importante por não irem à igreja com maior frequência. A segunda razão mais comum que os evangélicos dão para não frequentarem os cultos é que eles não encontraram uma igreja ou uma casa de adoração da qual gostem (33%).

Um entre cada cinco evangélicos dizem que não gostam dos sermões, e pouco mais de um em dez (11%) dizem que não se sentem bem-vindos nos cultos religiosos. Cerca de um entre cada quatro (26%) cita razões logísticas para não irem aos cultos religiosos, tal como não terem tempo ou estarem com problemas de saúde.

A internet abriu muitas portas, agora podemos assistir os sermões do maior pregador do mundo no conforto de casa. 

E é claro, muitas pessoas têm sido abençoadas com os sermões na internet, mas.....

A bíblia não aprova a prática de igreja individual!

Para basear o nosso argumento vamos utilizar a teologia joanina, talvez a que melhor fala sobre vida em comunidade.

O apóstolo do amor enfrentou grandes lutas no seu ministério, dentre as principais nós temos:

  • §  Gnosticismo
  • §   Docetismo
  • §  Ascetismo
  • §  Antinominianismo

De maneira curta, o gnosticismo prega que o conhecimento é superior à virtude, que o verdadeiro significado das Escrituras está no sentido não literal e que só podem ser compreendidas por alguns poucos seletos, que o mal no mundo impossibilita que Deus seja o criador, que a Encarnação é coisa incrível porque a divindade não pode se ligar a nada que seja material - tal como o corpo, e que não existe a ressurreição da carne.

E como a autora Karen King disse no seu livro – o que é o gnosticismo, os gnósticos não tinham a concepção de que a reunião frequente era algo necessário na vida deles. Ou seja, os gnósticos não tinham a prática comum dos cristãos de se reunir, se encontravam poucas vezes; e quando se encontravam se reuniam apenas para debater ideias.  [1]

João escreve a sua carta primaria, aquela que depois ficaria conhecida como – A carta universal – justamente para rebater a ideia gnóstica que estava entrando na igreja.

A principal ideia rebatida por João é a humanidade de Cristo. (1 João 1:2-3) os gnósticos entendiam que Cristo não havia se manifestado diretamente em carne, mas em espírito.

Com isso João vai falar sobre a comunhão dos crentes, ou seja, ter doutrina da humanidade de Cristo era a chave para comunhão entre os Crentes. (1 João 1.3)

Na teologia joanina não existe o individual, mas sim o coletivo.

E João considerava todos aqueles que saem da igreja como apostatas e falsos irmãos em Cristo. (1 João 2.19; 1 João 5.16)

Para João não fazia sentido o irmão se insolar e buscar apenas o que é bom para ele, mas ele se juntar a comunidade e buscar o que é bom para todos.

Outro texto claro sobre a congregação é Hebreus 10.25 que diz:

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”

Admoestações só podem ser feitas de forma presencial, e não à distância. Ou até mesmo o próprio indivíduo se aconselhar, isso não existe.

A igreja já fazia parte dos planos eternos do Senhor Jesus. (João 21.15)

Eu sei que muitos vão dizer que os discípulos e apóstolos foram os primeiros desigrejados da história, mas isso é uma acusação falsa!

Tendo em vista que a primeira coisa que os discípulos fizeram depois da ressurreição de Cristo foi se reunir. E até mesma na plantação de igrejas eles demoravam pelos menos uns 2 anos em cada congregação e depois partia para fundar outra.

Não há nada na Bíblia que apoie a ideia do desigrejamento.

Eu sei que muitas pessoas saíram da igreja por questões pessoais e afins, não estou aqui para julgar, mas é importante alertar que a congregação é uma ordenança de Cristo, dos apóstolos e dos pais da igreja. [2]

 

O que você pensa sobre esse assunto? Apoia ideia do desigrejamento ou a acha errada?

Conte-nos aqui a baixo!


[1] Karen King, What is Gnostisim?, Usa, Harvad University. Pg. 8

[2] Karen King, What is Gnostisim?, Usa, Harvad University. Pg. 9



Felipe Castro é apresentador oficial do canal - Assuntos Teológicos - e todos os outros meios de comunicação da marca. Desde 2020 vem produzindo conteúdos teológicos na internet com o intuito de glorificar a Deus e edificar a igreja. Também trabalha como editor chefe e escritor na - Editora Casa Cristã - onde produzem conteúdo teológicos, livros, sermões e palestras sobre teologia.


Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários