10 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE MARTINHO LUTERO


Foto de Martinho Lutero quando deu início a Reforma Protestante

 Esse artigo foi pego e traduzido do site Crossway

 

1. A motivação de Lutero foi sua busca por Deus.

  Lutero é frequentemente apresentado como o homem que se levantou contra todos os tipos de abusos na Igreja Católica Romana. E assim ele fez. Mas essa não era sua principal preocupação – essa não era sua principal motivação. Lutero tornou-se monge porque buscava Deus e, depois de encontrar Deus como o Deus da graça , protestou contra tudo o que afastava as pessoas desse Deus. Lutero não se levantou para reformar a igreja, mas para reformar a mensagem da igreja.

  Lutero não era contra o poder do papa (pelo menos no início), mas contra o fato de o papa não usar seu poder para o bem-estar eterno dos crentes. Depois que encontrou Deus como o Deus da graça, Lutero protestou contra tudo que mantinha as pessoas afastadas desse Deus.

 

2. Lutero causou uma reviravolta na teologia.

  A melhor maneira de ilustrar a mudança radical na teologia que Martinho Lutero trouxe é a inversão de marcha. Lutero reformulou radicalmente o evangelho que estava sendo proclamado de uma mensagem na qual o homem vai a Deus para uma mensagem na qual Deus vem ao homem.

  Esta inversão de marcha é claramente visível na liturgia de Lutero. Na época, a Igreja Católica Romana ensinava que, na missa, o padre apresenta o Cristo crucificado a Deus. Em contraste, a mensagem de Lutero é o oposto: através do pregador, Deus apresenta a mensagem do Cristo crucificado aos crentes.

3. Lutero desenhou seu próprio logotipo.

  Lutero era habilidoso em relações públicas, fato talvez mais claramente ilustrado na chamada "rosa de Lutero", que se tornou seu logotipo pessoal. Ele desenvolveu o logotipo e o usou em todas as suas cartas a partir de 1530.

Ele explicou a rosa assim:

“Primeiro deveria ser uma cruz negra em um coração, que conserva sua cor natural, para que eu mesmo me lembre de que a fé no Crucificado nos salva. “Pois quem crê de coração será justificado” ( Rom. 10:10 ). Mesmo sendo uma cruz negra, que mortifica e que também deveria nos ferir, ainda assim deixa o coração em sua cor natural e não arruína a natureza. . . . Ou seja, a cruz não mata, mas mantém o homem vivo. Pois o justo viverá pela fé, pela fé no Salvador. Tal coração deve ficar no meio de uma rosa branca, para mostrar que a fé dá alegria, conforto e paz. Em outras palavras, coloca o crente em uma rosa branca e alegre, pois essa fé não dá paz e alegria como o mundo dá ( João 14:27 ).). É por isso que a rosa deve ser branca e não vermelha, pois o branco é a cor dos espíritos e dos anjos ( Mt 28:3 ). Tal rosa deve ficar em um campo azul-celeste, simbolizando que tal alegria em espírito e fé é o começo da alegria futura celestial, que já começa, mas é agarrada na esperança, embora ainda não revelada. E ao redor deste campo há um anel de ouro, para significar que tal bem-aventurança no céu é infinita e mais preciosa do que todas as alegrias e bens, assim como o ouro é o mais valioso e precioso dos metais.”

 

4. Lutero fazia parte de uma equipe.

  Você pode dizer que Lutero começou a Reforma, mas não pode dizer que ele fez tudo sozinho. Em vez disso, devemos ecoar João Calvino, que disse: "O Evangelho começou em Wittenberg". Calvino não apenas indica que a Reforma Protestante era toda sobre o evangelho, mas também que Lutero fazia parte de uma equipe em Wittenberg. Seu caminho para redescobrir a mensagem da graça não pode ser entendido sem a influência de seu colega e chefe mais velho, Johann von Staupitz.

Foto apresentando os principais reformadores

  Uma vez que Lutero postou as teses e começaram as discussões pesadas, ele foi auxiliado por seu colega Karlstadt (que acabou se tornando um oponente).

  Essenciais para a difusão da teologia de Lutero foram Philipp Melanchthon e Johann Bugenhagen. E depois havia Lucas Cranch, Georg Spalatin, Veit Dietrich e muitos outros. Em suma, a Reforma teve um líder, mas muitos companheiros de equipe.

5. Lutero publicou prolificamente.

  Lutero escreveu muito mais do que noventa e cinco teses e alguns sermões. A edição oficial de suas obras – o chamado Weimarer Ausgabe – consiste em mais de cento e vinte volumes grossos.

  Central para este conjunto impressionante é o seu trabalho na explicação e tradução da Bíblia. Lutero foi nomeado professor de exegese bíblica e essa foi sua profissão por toda a sua vida. Isso resultou em muitos comentários ricos.

  Embora não tenha sido o pastor oficial de Wittenberg, temos também um grande número de seus sermões em que se pode desfrutar dos frutos de sua exegese. E depois há trabalhos polêmicos e teológicos, conversas em mesa, cartas e muito mais.

6. Lutero estava de olho no diabo.

  Para Lutero, o diabo era uma realidade. Ele mesmo experimentou como o diabo tentou fazê-lo duvidar das promessas de Deus e tirar a certeza de sua salvação. Lutero estava convencido de que o diabo usa todos os artifícios para trazer inquietação e ruína à igreja.

  Dito isso, alguns dos pensamentos de Lutero sobre o diabo tinham mais a ver com a superstição medieval do que com o que a Bíblia realmente diz sobre o inimigo de Deus. No entanto, a maior parte do que ele diz pode ser encontrada na Palavra de Deus. A este respeito, Lutero serve como um lembrete para ficar alerta. Em sua mente, a melhor coisa para o diabo é quando o povo de Deus age como se ele não existisse.

7. Lutero era um homem de família.

  Lutero estava um pouco atrasado quando se tratava de começar uma família. Ele tinha quarenta e um quando se casou e quarenta e dois quando se tornou pai pela primeira vez.

  Ele escreveu cartas para seus filhos durante as muitas vezes em que esteve longe de casa; às vezes até os levava consigo em suas viagens. Em casa, ele tocava e fazia música com eles. Ele também era um pai com preocupações e tristezas. Por exemplo, ele foi implorado pela morte de uma de suas filhas e ficou preocupado quando um filho teve dificuldades na escola.

Lutero em comunhão com sua família

  Fundamental para a vida doméstica dos Luteros foi sua esposa, Katharina von Bora. Ela não apenas cuidou das crianças, mas também disse diretamente ao pai se sua conversa estava cheia de animosidade ou se ele não estava cuidando bem de si mesmo.

 

8. Lutero era um mestre da linguagem.

  A melhor maneira de ler Lutero é lê-lo em sua própria língua. Às vezes ele escrevia em alemão, às vezes em latim e às vezes nas duas línguas na mesma frase. Seja em trabalhos polêmicos ou pastorais, Lutero poderia moldar e moldar a linguagem para criar o efeito certo. Ele adaptou sua linguagem ao seu público específico de maneira magnífica.

  Ele cunhou novas palavras e frases enquanto traduzia a Bíblia. Ele podia falar e escrever no nível de um erudito erudito, mas depois mudar em um momento para contar uma história que as crianças pudessem entender. Simplificando, ele era temido pelos inimigos e elogiado pelos amigos por seu virtuosismo no discurso.

  Felizmente para nós, existem muitas boas traduções de suas obras; e, no entanto, apenas as palavras originais de Lutero podem realmente dar a você o sentido mais completo de seu uso excepcionalmente habilidoso da linguagem para comunicar suas idéias que moldaram a história.

 

9. Lutero era um pecador.

  Mesmo em sua própria vida, Lutero foi (e ainda é) visto por muitos como um herói cristão, até mesmo como um profeta de Deus. As muitas estátuas de Lutero na Alemanha e no exterior mostram um homem forte de pé sem medo, apontando para a Bíblia em suas mãos.

  E, no entanto, Lutero sabia que ele próprio era um pecador - e isso não era apenas uma frase piedosa para ele. De certa forma, ele era ainda mais pecador do que ele próprio admitiria. Muitos estão familiarizados com as coisas horríveis que ele disse sobre os judeus, os xingamentos quando se tratava de oponentes teológicos, sua incansável humilhação do papa e de seu clero e sua teimosia em suas convicções que prejudicaram muito a unidade e a disseminação do Reforma. Nesse sentido, Lutero não é um exemplo a ser imitado.

 

10. Lutero permaneceu monge por toda a sua vida.

  Quando Lutero entrou no mosteiro, ele disse que estava procurando por Deus – e, de certa forma, continuou procurando por Deus pelo resto de sua vida. Tendo encontrado Deus como o Deus gracioso , ele continuou procurando por ele, sabendo que precisava dele todos os dias e também ciente de que às vezes Deus se esconde.

  Ao se tornar monge, Lutero prometeu a Deus obediência eterna, pobreza e castidade – os três famosos votos que todo monge tinha que fazer. Lutero permaneceu fiel a esses votos por toda a sua vida. Ele permaneceu obediente a Deus por toda a sua vida e até tentou obedecer à Igreja Católica Romana o maior tempo possível. Embora os impressores de seus livros tenham se tornado ricos, Lutero permaneceu pobre, pois não se importava muito com dinheiro. Finalmente, embora tenha quebrado seu voto de celibato ao se casar, ele encarnou a castidade como marido.

  Mesmo em seu leito de morte, as últimas palavras escritas de Lutero indicavam o fato de que ele se considerava um monge durante toda a sua vida: "Somos mendigos. Esta é a verdade. Amém".





Herman Selderhuis é professor de história da igreja na Theological University Apeldoorn, na Holanda, e diretor da Refo500, a plataforma internacional focada na conscientização de projetos relacionados ao legado da Reforma. Ele também atua como diretor do Reformation Research Consortium, presidente do International Calvin Congress e curador de pesquisa na Biblioteca John à Lasco em Emden, Alemanha. Ele é o autor ou editor de vários livros, incluindo John Calvin: A Pilgrim's Life .