AINDA EXISTEM APÓSTOLOS?

       O mundo “neo-evangélico”1 é marcado por modas, talvez uma que se encaixe bem seja a dos apóstolos modernos. Claro, considerar o significado da palavra apóstolo no original é importantíssimo (ἀπόστολος) assim como considerar a sua válidade para os dias atuais sse torna ainda mais importante. Nesse artigo quero, juntamente com o leitor, analisar de forma curta a validação do apostolado moderno.


          O apostolado moderno surgiu com o movimento da restauração. Este defende a tese de que Deus está, aos poucos, restaurando a igreja. Com a Reforma Protestante, os defensores dessa teologia afirmam que Deus começou restaurar a saúde da igreja.2 Essa restauração teria começado com Martinho Lutero quando este redescobre a salvação pela graça. Por conta disso, havia-se então a necessidade da restauração dos principais ministérios citados na bíblia. (Efésios 4.11) Juntamente, o dom do apostolado. Para estes o ministério apostólico não acabou. Na verdade, tais teólogos advogam que o ministério apostólico é perpétuo e que o livro de Atos ainda continua a ser escrito por santos homens de Deus, os quais, mediante a sua autoridade apostólica, agem em nome do Senhor.

       Visões mais radicais como essa é mais comum na igreja dos santos dos últimos dias (mormons), porém, algusn grupos evangélicos estão sendo influenciados por essa linha de pensamento. Há alguns que acham que tem mais poder que os apóstolos primários; alguns acham-se mais importante do que eles, pois os tempos que vivemos são tempos de “ouro”.


A BÍBLIA E OS APÓSTOLOS

  Como vimos anteriomente, a palavra no origal para apóstolos é apostéllō (ἀπόστολος) que siginifca:

mensageiro; aquele que é enviado

  Essa palavra era comum para designar pessoas que eram enviadas para comunicar algo. Dessa forma, não haveria problema em chamar alguém que leva uma mensagem de apóstolo. Porém, o sentido do novo testamento para apóstolos é toltamente diferente; ela está ligada diretamente aos doze homens escolhidos pelo próprio Deus para instituir as doutrinas cristãs e pregar as boas novas do evangelho. Eles eram apóstolos do próprio Cristo.

Com isso, existem algumas exigências para alguém se denominar apóstolo:

1 - TER ANDADO COM O PRÓPRIO CRISTO NO PERÍODO DO SEU MINITÉRIO.

  Judas (o traidor) abandonou o cargo de apóstolo, era necessário que alguém tomasse o seu lugar como afirma a profecia “Que outro ocupe o seu lugar” (Sl 109.8). Pedro institui alguns aspectos que essa pessoa teria que ter; entre eles estava o acompanhamento do minstério terreno de Jesus (Atos 1.21). Outro aspecto importante que podemos notar é que, ninguém se denomina apóstolo pelo seu próprio querer, mas há, em primero lugar, um chamado de Deus, e em segundo lugar, o concentimento daqueles homens que foram vocacionados.

2 - SER TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

  A ressurreição de Cristo é o principal pilar da fé cristã, sem ela a fé é toltamente inválida (1Co 15.13), este aspecto, então, seria o maiss importante para que o candidato fosse considerado apóstolo vocacionado por Jesus Cristo:

 

É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição

Atos 1.22

  Para alguém ser considero apóstolos do Senhor Jesus Cristo, essa pessoa teria que ter presenciado a ressurreição e ascensão aos céus do prórprio Cristo. Alguns questionam acerca de Paulo, pois este mesmo não estava inicialmente com o grupo; não seria ele um falso apóstolo? E a resposta é não! Paulo foi testemunha ocular do Cristo ressurreto (Atos 9:3-6). Não era difícil achar pessoas que eram falsos apóstolos no tempo primário da igreja, e Paulo para fazer sua defesa diz inspirado por Deus:


Não sou, porventura livre? Não sou apóstolo? Não vi a Jesus, Nosso Senhor? (1Co 9.1)


  Paulo não apenas viu ao Senhor ressurreto, mas também foi chamado pelo prórprio Cristo. Acho muito difícil que os apóstolos modernos tenham visto a glória do Senhor ressurreto.

3 - OS APÓSTOLOS TINHAM COMO DEVER ESTABELECER AS DOUTRINAS CRISTÃS

Há um versículo na Bíblia que muitos interpretam de forma errada. Mateus 18.18

Digo-lhes a verdade: Tudo que ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

  Veja, esse versículo não está falando sobre a oração, mas referindo-se às doutrinas da igreja. Tudo o que os apóstolos ligassem no céu (considerassem bom e justo) seria ligado também no céu (seria considerado bom e justo também no céu), mas o que eles considerassem injustiça e mau, assim também seria no céu. É assim que o corpo evangélico orotodoxo têm pensado e a igreja nos últimos 2000 mil anos.

 

CONCLUSÃO

  Usar o termo apóstolo como um mensageiro não tem problema (por mais que o termo missionário seria bem melhor), agora usar o termo por vaidade e como se fosse uma forma de escada espiritual é um pecado por si só. O posicionamento da ortodoxia evangélica entende que o ministério apostólico cessou com a morte dos apóstolos no primeiro século. Os bons apóstolos estão todos no primeiro século, e eles não estão mais vivos, porém a sua doutrina está em nossas mãos; por esse motivo não precisamos de apóstolos moderno.

 


1  Teologias ligadas à teologia da prosperidade e coach

2  VARGENS, Renato. Por uma Reforma na igreja Brasileira, Artigo disponível em <https://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/09/existem-apostolos-nos-dias-de-hoje-renato-vargens/>