A MARCA DA BESTA

Felipe Castro1



  RESUMO

            Nunca tão comentada como nos dias atuais. E nunca surgiu tantas teorias para explicar o que significaria a marca descrita no capítulo 13 de Apocalipse. Há estudos e mais estudos comentando essa passagem intrigante da Bíblia. Alguns acreditam que a marca já aconteceu ainda no período romano, outros levam a marca para o futuro, principalmente nos últimos dias da igreja na terra. O grande e exastivo estudo desse tema concentra-se no significado que essa marca tem, e qual a relação dela com a igreja do Séc. XXI. Alguns especialistas supõem que o significado do número associado com a besta já era aparente ao público original de João. Precisamos, assim como em toda escrita, fazer um trabalho detalhado sobre esse texto, e como diria James Storng, não podemos ter preguiça de analisar letra por letra e verso por verso.

 

  PALAVRAS-CHAVES

    Apocalipse; marca da besta; fim dos tempos; escatologia; Jesus Cristo; Anticristo; Falso profeta.


  INTRODUÇÃO

  Durante o Séc. XIX, muito conhecido como “O dia do grande Desapontamento”, houve por parte de um pregador - William Miller - anúncios sobre a volta de Cristo para aquele ano (1844). Realmente tudo parecia indicar que Miller estava certo, tanto que, William Miller conseguiu muitos seguidores que aguardavam a hora exata do retorno triunfal de Cristo. Muitas pessoas venderam suas propriedades2, aliás, o ano do retorno de Cristo era aquele.

  O dia tão esperado chegou, e o resultado? Cristo não havia voltado e Miller se desculpou por suas interpretações erradas. Fiz questão de citar essa história, pois parece que em certo sentido esse momento continua até os dias de hoje, porém com interpretações ainda piores e com pessoas assustadas com o ‘apocalipse de mídia’. Há uma leitura equivocada da passagem Bíblica que fala sobre a marca da besta, e uma associação, se podemos dizer assim, bizarra. Chips, vacinas, moedas digitais e até mesmo, acredite se quiser, máscaras descartáveis. Me proponho juntamente com o leitor analisar o texto e buscar o que essa passagem fala em sua essência.

 

  1 - ESTRUTURA DE APOCALIPSE 13: 1, 11, 16, 17 & 18

1 - Vi uma besta que saía do mar [...] 11 - Então vi outra besta que saía da terra [...] 16 - Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, 17 - para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
18 - Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

 

  Fiz questão de citar os primeiros versos de forma separa pois eles irão ajudar-nos na compreensão geral do texto. Logo de início o que podemos ver é que o Anticristo é o primeiro a sair (v.1), logo em seguida acompanha o falso profeta (v.11). Entender essas partes são essências, pois a marca faz referência ao anticrito e quem levará as pessoas a colocarem a marca será o falso profeta. Com a leitura mais calma do verso 16 conseguimos notar que a marca da besta simboliza, ao que parece, a fidelidade às exigências do culto imperial. Nos últimos dias o anticristo fará com que a população faça um teste supremo de lealdade a ele.

  Três palavras no Grego Koiné ajudam-nos bastante a entender a marca da besta e o seu significado. São elas:

 

  1. χάραγμα (Charagma)
  2. ὄνομα (Onama)
  3.  ἀριθμός (Arithman)
  4.  

  Essas três palavras achei de suma importância colocar pois nos ajudarão na melhor compreensão do texto. A palavra que iremos trabalhar bastante é CHARAGMA que por sua vez tem como significado - marca, selo - seu significado é direto e não há possibilidades de se colocar outra palavra que não esteja em correlação com o seu real significado.3 As outras palavras também irão ajudar na compreensão do texto. As duas bestas descritas nesse capítulo são agentes por meio dos quais Satanás leva o cabo de sua guerra contra os crentes.4

 

  2 - A MARCA DA BESTA

 

  Agora que já vimos um pequeno contexto do capítulo 13 de Apocalipse, vem-se a mente o que essa marca significa e por quê o Anticristo usará uma marca. A primeira coisa que precisamos para entender a marca é analisar que durante o livro completo de Apocalipse vemos muitos episódios onde, repetidas vezes, o nome de Deus aparece escrito na testa dos crentes (cf. Ap. 3.12,14; 22.4) e também fala de crentes sendo selados (cf. Ap. 7.3)5, poderíamos, então, dizer que a marca da Besta seja uma imitação do selo divino. 6

 

  Como dito anteriomente, a palavra destaque para marca é o substantivo neutro grego χάραγμα (Charagma). Essa palavra pode indicar uma marca gravada. Não era uma missão difícil encontrar pessoas com marcas ou tatuagens na antiguidade.7 Era comum que escravos fossem marcados na testa como uma forma de penalidade. Há rumores de que, durante o período romano a pessoa só teria acesso liberado ao mercado se tivesse uma marca em tinta no pulso ou na testa que era feita como sinal de que aquele cidadão obedecia às exigências estabelecidas. Porém, não temos certeza se tal sinal realmente existiu.

  Muitos a partir disso acabam associando a marca da besta a esse período, mas como dito antes, não há provas de que tal sinal realmente existiu. E ao que tudo indica, essa marca será algo diretamente ligado ao reinado do Anticristo na terra. Tendo pouco relação à um fato que não temos certeza.8

 

  3 - CÉSAR NERO, PAPA E MACRON. QUEM DESTES É O ANTICRISTO?

  Não é de hoje que muitas tentam achar o Anticristo. Desde os tempos passados até os nossos, há uma investigação e acusação para saber quem é o Anticristo. No período perseguição romana, Nero era a escolha mais aceitável para ocupar o cargo de Anticristo; no período da reforma, o papa; em nossos dias, até o presidente da França já foi lançado como um candidato para o cargo de Anticristo.

  Além demonstrar um problema muito grande, mostra a necessidade de estudarmos esse texto com calma e dedicação!

  Muitos interpretam o 666 como uma forma Aritmética Pitagórica que envolve o uso de número que são concebidos como formas. Porém olhar para o 666 e tentar interpretar dessa forma não faz sentido. João era um profeta, não um matemático. Agora existe a outra possibilidade que é através da Gematria que é uma antiga técnica judaica da gematria que envolve atribuir a cada letra do alfabeto o seu próprio equivalente numérico, ou seja, uma forma de interpretar nomes. Olhar para o texto de Apocalipse 13 com essa visão parece fazer mais sentido. Realmente parace que João tinha essa técnica em mente quando vai escrever a parte do nome e número da besta.



 Arqueologistas têm descoberto muitas ilustrações de criptogramas como grafito nos muros das cidades antigas que forma escavadas. Um exemplo foi encontrado nas escavações de Pompéia. Ali foi encontrada a seguinte inscrição grega: “philo es arithmos phi mu epsilon” (Eu amo aquele cujo o nome é 545)9. Quando João deu um valor numérico como um encobrimento parcial do nome da besta (Apocalipse 13.18), ele estava fazendo uso de uma prática comum em seus dias.

  Muitos a partir dessa técnica tentaram fazer relações entre pessoas. A mais famosa é de Nero, onde em alguns manuscritos chegam a fazer associações. Porém, o nome de Nero não chega na soma de 666. Se formos analisar o nome de Nero em grego a soma ultrapassa e chega a 1005. Então numa tentativa de reverter essa situação muitos colocam seu nome em hebraico10 onde:


N E R O N K A I S E R = 50 + 200 + 6 + 50 + 100 + 60 + 200 = 600

 

  Porém, levar a conta dessa maneira é desconsiderar algumas partes que aparecem nome de César, como por exemplo o - ’ - que aparece ainda no início do nome em hebraico. Com a adiação, a conta não ficaria mais 666, mas sim 676. Nos mostrando que Nero não teria nenhuma ligação com o nome do Anticristo. Greg Beale, por exemplo, acha um grande problema assumir Nero como o Anticristo. Outras contas ainda são feitas em nossos dias e já chegaram a soma de presidentes, vacinas e moedas digitais. Obviamente essas contas, além de erradas, não fazem o mínimo de sentido.

 

  CONSELHOS AO LEITOR

  “Medo e pavor não fazem parte do livro do Apocalipse”11 O livro do Apocalipse nos mostra a esperança que podemos ter em relação às promessas feitas pelo Santo Deus. Ele [O livro do Apocalipse] não foi escrito para assustar ou muitos menos para causar ansiedade, mas esperança nas promessas divinas. Ao leitor, peço que não considere esse pequeno artigo o fim dos seus estudos, mas o meio pelo qual você irá avançar em seus estudos. Existem bons livros e artigos, mas nunca despreze a ajuda de pessoas próximas que possam ajudar você durante seus estudos interpretativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Maranata!

 

I Coríntios 16:22




 

 

 

 


1  Apresentador, escritor da marca ‘Assuntos Teológicos’. Desde 2020 escreve e produz conteúdos para internet visando a glória de Deus através da edificação da igreja. Tem produzido artigos e colaborado com a tradução de grandes pensadores da fé cristã para o português.

2  William Miller: Mistaken Founder of Adventism, Christianity Today, 2022, https://www.christianitytoday.com/history/people/denominationalfounders/william-miller.html

3  STRONG, James. A concise Dictionary of the words in The Greek Testament - With their rendering. 2009, Logos Research Systems, Inc. Pág, 245.

4  MOUNCE, Robert. Comentario al libro del Apocalipsis. Editorial Clie, 2007. p. 338

5  Segundo Edwin Judge isso pode ter relação como Êxodo 28.36-38 e a lâmina de ouro puro do turbante de Aarão que tinha gravada “Santidade ao Senhor”. Ele vê semelhanças com Daniel 28.10; Isaías 43.7,63 e Tiago 2.7.[58] O autor também ressaltou que em Ezequiel 9.2-6 um homem vestido de linho colocou na testa daqueles que deveriam ser poupados uma marca, para mais detalhes, ver: JUDGE, Edwin A. The Mark of the Beast, Revelation 13.16. Tyndale Bulletin 42.1 (1991).p.158.

6  Há uma expressão perfeita para essa ocasião: “o diabo é o macaquinho de Deus”

7  CARVALHO, Adriano da Silva. O número da Besta: Um estudo introdutório em Apocalipse 13. 16-18 (2021)

8  Há estudos que relacionam essa marca à saudação romana, o que parece não fazer sentido algum.

9  Rev. Kenneth L. Gentry, Jr. O número da Besta, 2006, Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/preterismo/numero-besta_gentry.pdf

10  Transliteração é chamada.

11  CASTRO, Felipe. Comentário introdutório de Apocalipse, Editora Casa Cristã, (2021), p.09