A essência do Evangelho 

    Como você definiria o Evangelho? Você diria que o Evangelho é uma boa notícia? Você estaria correto se o fizesse, no entanto, isso não nos dá uma resposta completa o suficiente. Boas notícias podem ser, mas por que são boas novas? Responder a essa pergunta nos leva a considerar o que há de tão bom no Evangelho que poderia ter esse título. Quando pensamos sobre isso, a Bíblia não dá uma definição clara ao dizer “aqui está a palavra Evangelho e é isso que ela significa”. Existem, no entanto, alguns esboços e ideias espalhadas pelas Escrituras onde o aprendizado da essência do Evangelho vem à tona. O objetivo deste artigo é examinar esses esboços e chegar a uma conclusão.

Pecado e o Evangelho

A humanidade é uma raça de pecadores. Isso é verdade (Rom. 3: 10-12), mas não são exatamente boas notícias, são? Pecado é tudo o que opera em rebelião contra Deus. Basicamente, tudo o que não é aprovado por Deus é pecado. Todos nós somos culpados diariamente de pecar e quebrar a lei de Deus, o que significa que quebramos toda a lei (Tiago 2:10). Quando alguém infringe a lei e é pego em sua transgressão, geralmente há um preço a pagar. Temos um Deus que vê tudo (Prov. 15: 3), portanto, Ele está intimamente familiarizado com cada pecado em nossos corações, pensamentos, ações e palavras. Não há como escapar de Seu conhecimento avassalador de nosso pecado.

     O assunto não termina aqui. Romanos 6:23 nos diz que: “O salário do pecado é a morte.” Então você é um pecador, Deus conhece os seus pecados e você deve pagar o preço por esse pecado. Fomos designados para morrer um dia, onde enfrentaremos o julgamento por nossos pecados (Hb 9:27). Isso leva a uma sentença de morte proclamada sobre as almas dos pecadores. Mateus 13:42 nos mostra que esta frase significa ser lançado no Inferno, um lugar de trevas e chamas inextinguíveis para a eternidade.

      Esta é a realidade sincera de todos os seres humanos, no entanto, é uma coisa tão terrível de se considerar. Como podemos alegar ter boas notícias, sejam quais forem, se sabemos que este é nosso destino merecido? Algo tem que acontecer para mudar nosso status diante de Deus. Não podemos fazer isso do nosso próprio jeito, porque nossa justiça é como trapos imundos (Is. 64: 6). Tampouco amamos Deus para querer ser algo como Ele (Rom. 3: 10-18). O que pode ser feito por nós?

A glória de Jesus Cristo

É aqui que chegamos a um ponto de inflexão. As boas novas surgem quando pensamos em Jesus Cristo. João 1: 1-18 nos mostra como o próprio Deus desceu do céu. Ele veio com uma natureza humana e viveu uma vida humana perfeita. Ele viveu em perfeita harmonia com Sua própria lei. Quando Ele morreu, Ele foi a única pessoa que poderia alegar ser perfeito.

      O fato de ele ter vivido uma vida perfeita significava que Ele era limpo e que Sua própria justiça era perfeita. Ao contrário de nossa justiça imunda, Jesus tinha uma justiça perfeita; e Ele está disposto a compartilhá-lo com qualquer pessoa que vier a Ele pedindo perdão. Aprendemos que: “Por nós, aquele que não conheceu pecado, o fez pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21). Mas como isso aconteceu?

Jesus veio ao nosso planeta especificamente para este propósito. Ele veio para morrer e levar nossos pecados sobre Si para que pudéssemos receber Sua justiça. Tendo vivido uma vida perfeita, somente Ele tinha o direito de ser chamado de justo. No entanto, em Sua morte, Ele pagou a punição que os pecadores mereciam no Inferno. É por isso que Romanos 6:23 termina nos dizendo que: “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Jesus Cristo foi a única pessoa que tornou isso possível, porque somente um homem perfeito poderia tomar nosso lugar no sofrimento do fogo do Inferno (Is. 53: 4; Jo. 1011; Gal. 3:13; Tt. 2:14) .

Aqui vemos o que são realmente Boas Novas, mas certamente são boas novas apenas para aqueles que vêm. Se acreditarmos nisso, não temos o quadro completo. Aqueles de nós que são um com Cristo são o que podemos chamar de recipientes positivos do Evangelho. Mas e aqueles que não vêm?

Salvação e Danação

Neste ponto, temos que respirar fundo e saber que existem muitas pessoas que não estão vestidas de retidão. Essas pessoas morrem e enfrentam o julgamento sem a justiça de Cristo. O resultado é que, em vez de serem julgados de acordo com os méritos de Cristo, eles são julgados de acordo com seus pecados. Eles serão enviados para a condenação eterna como resultado desse julgamento e não há saída.

Então, parece que temos uma ideia que o Evangelho é uma Boa Nova, mas só quando alguém se beneficia dele. No entanto, devo discordar dessa ideia. Boas notícias são boas notícias, mesmo que o destinatário rejeite a mensagem. Se lhe disserem que recebeu uma enorme fortuna por herança, isso é uma boa notícia. Mesmo assim, você pode rejeitar essas boas novas e renunciar à sua herança. Você recebeu a oportunidade para o bem, mas a rejeitou e escolheu algo menor. O mesmo é com o Evangelho. É uma boa notícia, independentemente de alguém aceitar ou não.

 

Somando-se a isso, uma verdade ainda mais dura deve ser percebida. Visto que Deus é eternamente glorioso, Ele deve agir de acordo com Sua glória. Quando Ele trabalha na criação, para o bem ou julgamento, fala de Sua glória. Quando Ele trabalha em sua vida, para dor ou prosperidade, isso também fala da manifestação de Sua glória em sua vida.

A realidade é que aqueles que não vêm a Jesus Cristo nesta vida são na verdade inimigos de Deus (Rm 5:10; Fp 3:18). Quando Deus joga pecadores no Inferno, Ele está lidando com Seus inimigos para sempre. Ficamos boquiabertos com tal coisa, mas na perfeita justiça e santidade de Deus, deve ser esse o caso. Ele deve proteger Sua glória e a santidade de Seu povo celestial por toda a eternidade, mantendo o mal sob cadeado e corrente.

Nesta realidade, vemos que o Evangelho é muito mais do que a possibilidade ou intenção de salvação, mas é realmente a glória de Deus. Deus é glorificado ao mostrar misericórdia ao Seu povo escolhido, mas também é glorificado ao enviar Seus inimigos à perdição eterna.[1] Essa é uma grande parte da verdade do Evangelho, alguns ouvirão e se arrependerão desta Boa Nova e outros a rejeitarão. De qualquer forma, o Evangelho significa que Deus é glorificado e isso é uma boa notícia. As boas novas dependem, portanto, da salvação, mas não necessariamente de uma resposta positiva à possibilidade de salvação.

Situação Eterna

Por fim, o Evangelho nos leva a considerar a eternidade. Quando vemos resumos do Evangelho, frequentemente lemos as coisas como segue: “Ele foi manifestado na carne, vindicado pelo Espírito, visto pelos anjos, proclamado entre as nações, crido no mundo, elevado à glória”. (1 Tim. 3:16). Embora não seja um resumo completo do Evangelho, este resumo básico termina com Cristo sendo elevado à glória. Ou seja, Sua ascensão. Agora Ele se senta no trono do Pai e intercede por nossos pecados. Quando oramos e quando pedimos perdão, o Filho está lá com Seu glorioso corpo ressurreto para provar que o pecador está coberto por Seu sacrifício.

Além disso, quando o pecador recebe aquelas vestes de justiça, ele tem um lugar garantido no céu no final de sua vida. Nada pode arrancá-lo das mãos de Cristo, porque Cristo pagou um preço tão precioso por Sua salvação. (Jo. 6:39). Essa pessoa estará com Cristo por toda a eternidade, louvando, amando, desfrutando e adorando-O por toda a eternidade.

O aspecto da eternidade é frequentemente esquecido de nossa compreensão do Evangelho. Parece que uma vez que passamos a parte da salvação, simplesmente dizemos “ótimo, vamos esperar por aquele dia, mas até então ...” Exceto, isso não é o que nos é dado nas Escrituras. Tudo na história gira em torno da cruz, sim. Mas a cruz é o epicentro de uma explosão que atinge ao longo da história até o dia da volta de Cristo, onde tudo será resolvido para a eternidade. A explosão alcançará toda a história e tudo será contabilizado como estabelecido pelo sangue de Cristo ou perdido para a eternidade.

Cristo, portanto, é glorificado no Evangelho. Ou seja, Ele veio à terra como o Deus-homem, fez o que ninguém mais poderia sonhar em fazer e o alcançou perfeitamente. Essa mensagem foi levada a todo o mundo e Sua glória foi manifestada a todos os que ouviram a verdade, quer a aceitassem ou não. Agora, no Céu, Cristo está sentado no trono do Pai, Sua obra concluída em toda a sua glória resplandecente. O dia do julgamento aguarda, onde Sua glória disparará em sua manifestação mais completa, onde as ovelhas são separadas dos cabritos. Este Evangelho de Boas Novas é sobre Jesus Cristo. O próprio Jesus Cristo é a essência do Evangelho e nós O adoramos por tudo o que Ele é e tudo o que Ele nos mostrará sobre Ele na eternidade.



[1]  Observe João 17: 4 onde Jesus diz que Ele fez tudo para glorificar Seu Pai. Isso incluiu pregar o Evangelho da salvação para aqueles que rejeitaram Sua Palavra, mas Deus é glorificado, mesmo nisso. Apocalipse 14: 7 também mostra que Deus deve ser glorificado por Seu julgamento vindouro, alguns dos quais resultarão na ida dos pecadores para o Inferno.