NÓS SOMOS PREDESTINADOS POR DEUS? – Assuntos Teológicos

Era uma vez um jovem chamado Agostinho de Hipona, ele nasceu em Tagaste na Argélia em 354, depois de crises de fé, e depois de se converter ao cristianismo, Agostinho em 391 é nomeado Padre da igreja católica de Hipona, e a partir desse momento ele tem grande influência no mundo cristão; Agostinho desenvolveu respostas maravilhas e suas teses até o dia de hoje são bastante usadas, influenciando milhares de pessoas até os nossos dias, e uma das pessoas que Agostinho influenciou foi um jovem chamado João Calvino. As ideias de Agostinho serviram de base para Calvino escrever sua obra mais importante – As instituas da religião cristã – Mas Agostinho influenciou Calvino em uma questão em especifico – A predestinação - principalmente no que se diz respeito à salvação de pessoas [1]. Bom, milhares de pessoas criticam João Calvino por sua visão acerca da predestinação, enquanto outros são grandes admiradores; mas será que a predestinação realmente existe? Eu e você fomos predestinados por Deus? Iremos ver isso hoje. 

Antes de iniciarmos o conteúdo é importante lembrar que esse é o último vídeo da série “assuntos teológicos” são cinco vídeos que nós fizemos falando de questões teológicas, como por exemplo: Dom de línguas existe, a marca da besta, e etc.. Vou deixar como reprodução para depois do vídeo você dar uma olhada, e consumir o bom conteúdo teológico, ok? Vamos para o vídeo!

A ideia de predestinação na reforma surge com João Calvino, seus comentários bíblicos e suas institutas da religião cristã, são o que melhor expressam a ideia de predestinação dos eleitos de Deus [2]

A ideia de predestinação como um tudo é um pouco antiga, vem de origens latinas a palavra – predestinação -  praedestinatione;

Como já dito anteriormente, um grande defensor da ideia da predestinação foi João Calvino, e depois de sua morte, alguns de seus alunos;

O que a ideia da predestinação defende?

A predestinação é um ato incondicional da graça livre dada por meio do Filho de Deus antes de o mundo existir.

A eleição, ou, predestinação, se refere à escolha de Deus quanto aqueles a quem salvaria. 

Acontece da seguinte maneira;

Todos os homens estão perdidos em pecados e delitos, nenhum homem pode salvar a si próprio, até porque toda a humanidade desprezou Deus e sua salvação (Romanos 1.24);

Mas Deus que é rico em misericórdia e graça (Salmo 136.1) decide da mesma maneira salvar o homem, e essa salvação já estava predeterminada, pois Deus não iria quebrar a aliança que fez com o pai Abraão (Gênesis 17), ou seja, a salvação que nos é dada já estava determinada por Deus e a quem Ele iria dar a salvação. 

Mas, Calma! Eu sei que você que me chamar de herege, mas veja o seguinte:

O homem desde a sua queda no Éden está morto em delitos e pecados, impossível que haja algo bom dentro dele que ele der algum mérito diante de Deus. (Romanos 3.10) [3]

Se todos nós somos tão corrompidos que não podemos achegar-nos a Deus sem sermos nascidos de novo pela graça irresistível de Deus, e se esta graça específica foi comprada por Cristo na cruz, então, é claro que a salvação de qualquer um de nós se deve à eleição/predestinação de Deus. Ele escolheu aqueles para os quais mostraria graça irresistível e para os quais a compraria.

O homem está morto em delitos e pecados. Por isso, não há nenhuma condição que ele possa satisfazer antes que Deus escolha salvá-lo de sua morte.

E por mais que muitos usem o argumento que o homem precisa exercer fé para então ser eleito, isso não passa de uma invenção.

A fé não é condição para eleição. É exatamente o contrário. A eleição é uma condição para fé.

Onde as escrituras falam sobre isso?

Em Atos 13.48 vemos que os gentios creram na mensagem do evangelho, mas não todos, apenas os:

Destinados à vida eterna – τασσω(tasso)

A palavra grega que aparece em Atos 13.48 é τασσω (tasso) que tem a ideia de determinar algo de antemão, ou seja, reservar algo de antemão. Isso também acontece em João 10.26 onde o Senhor Jesus diz os motivos dos fariseus não crerem n’Ele;

Não eram suas ovelhas - προβάτων

Há vários outros textos que falam sobre a predestinação dos santos de Deus, como Efésios 1.1-4, mas como nosso intuito é responder de uma maneira prática a predestinação; vamos ver o mais polêmico dos textos que falam sobre predestinação – Romanos 9

Romanos 9 e a incondicionalidade

Em romanos 9. 11-12 Paulo descreve o principio pelo qual Deus escolheu a Jacó e não Esaú, isso antes mesmo deles terem praticado qualquer bem ou mau. (Gênesis 25.23; Romanos 9.11)

O que isso pode nos ensinar?

Que a eleição de Deus é preservada em sua incondicionalidade porque foi realizada antes de sermos nascidos ou de havermos feito qualquer bem ou mau.

Sei que alguns intérpretes dizem que Romanos 9 não tem nada a ver com a predestinação de indivíduos  para seus destinos eternos, mas apenas trata de pessoas em contextos de coletividade, desempenhando seus papéis históricos. [4]

Isso é um erro, principalmente porque não se harmoniza com o problema que Paulo estava abordando no capítulo. [5] Você pode ver isto ao ler os primeiros cinco versículos de Romanos 9. Quando Paulo disse em Romanos 9.6: “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado”, é claro que algo causou a impressão de que as promessas de Deus haviam falhado;

Mas o que foi?

A grande resposta é dada nos versículos 2 e 3. Paulo disse: “Tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne”. A questão mais profunda que Paulo estava tratando não era por que Israel, como nação, tinha este ou aquele papel histórico e sim que indivíduos de Israel eram anátemas e separados de Cristo. [6]

Todo o capítulo 9 de Romanos é uma “tese” de Paulo contra argumentos que os próprios lhe faziam (Romanos 9.19) o que tudo isso quer dizer? Que se tivermos de receber misericórdia da parte de Deus, ela virá da realização espontânea de Deus. Isso é o que Paulo diz nos versos 15 e 16.

Portanto, em Romanos 9 a 11 Paulo admitiu que a eleição lida com indivíduos e com destinos eternos, e é incondicional.

O texto mais importante sobre predestinação – Romanos 8.29

Esse texto é bastante usado para argumentar que a predestinação é na verdade um conhecimento antecipado da fé dos indivíduos;

No entanto, isto não se harmoniza com a maneira como Paulo desenvolveu seu argumento. Tanto porque o verso seguinte Paulo fala que tais indivíduos já estavam glorificados e com a certeza da salvação. Um prévio conhecimento da fé dos eleitos não seguraria a certeza da salvação.

O que nós podemos concluir é que, sim, existe predestinação principalmente no que diz respeito à questão soterológica. [7], afirmando isso, não queremos dizer que até o seu casamento foi predestinado por Deus, até porque não existe “alma gêmea” [8]

O que queremos dizer é que, se você é um crente em Cristo, é amado por Deus desde toda a eternidade. Ele colocou seu favor sobre você antes da criação do mundo.

Antes de terminamos é importante dizer que você pode discordar da visão da predestinação, isso não é algo obrigatório, e eu quero saber de você;

Você concorda com a visão da predestinação? Comenta aqui embaixo para a gente continuar um debate saudável e glorificar a Deus.


[1] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus 

[2] Institutas da Religião Cristã - João Calvino 

[3] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 69

[4] Normalmente de linha não reformada 

[5] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 70

[6] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 71

[7] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 69

[8] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 71




Felipe Castro é apresentador oficial do canal - Assuntos Teológicos - e todos os outros meios de comunicação da marca. Desde 2020 vem produzindo conteúdos teológicos na internet com o intuito de glorificar a Deus e edificar a igreja. Também trabalha como editor chefe e escritor na - Editora Casa Cristã - onde produzem conteúdo teológicos, livros, sermões e palestras sobre teologia.