NÓS SOMOS PREDESTINADOS POR DEUS? – Assuntos Teológicos
Era uma vez um jovem chamado Agostinho de Hipona, ele nasceu em Tagaste na Argélia em 354, depois de crises de fé, e depois de se converter ao cristianismo, Agostinho em 391 é nomeado Padre da igreja católica de Hipona, e a partir desse momento ele tem grande influência no mundo cristão; Agostinho desenvolveu respostas maravilhas e suas teses até o dia de hoje são bastante usadas, influenciando milhares de pessoas até os nossos dias, e uma das pessoas que Agostinho influenciou foi um jovem chamado João Calvino. As ideias de Agostinho serviram de base para Calvino escrever sua obra mais importante – As instituas da religião cristã – Mas Agostinho influenciou Calvino em uma questão em especifico – A predestinação - principalmente no que se diz respeito à salvação de pessoas [1]. Bom, milhares de pessoas criticam João Calvino por sua visão acerca da predestinação, enquanto outros são grandes admiradores; mas será que a predestinação realmente existe? Eu e você fomos predestinados por Deus? Iremos ver isso hoje.
Antes de iniciarmos o conteúdo é importante lembrar que esse é o último vídeo da série “assuntos teológicos” são cinco vídeos que nós fizemos falando de questões teológicas, como por exemplo: Dom de línguas existe, a marca da besta, e etc.. Vou deixar como reprodução para depois do vídeo você dar uma olhada, e consumir o bom conteúdo teológico, ok? Vamos para o vídeo!
A
ideia de predestinação na reforma surge com João Calvino, seus comentários
bíblicos e suas institutas da religião cristã, são o que melhor expressam a
ideia de predestinação dos eleitos de Deus [2]
A
ideia de predestinação como um tudo é um pouco antiga, vem de origens latinas a
palavra – predestinação - praedestinatione;
Como
já dito anteriormente, um grande defensor da ideia da predestinação foi João
Calvino, e depois de sua morte, alguns de seus alunos;
O que a ideia da predestinação
defende?
A predestinação é um ato incondicional da graça livre dada por meio do Filho de Deus antes de o mundo existir.
A eleição, ou, predestinação, se refere à escolha de Deus quanto aqueles a quem salvaria.
Acontece
da seguinte maneira;
Todos
os homens estão perdidos em pecados e delitos, nenhum homem pode salvar a si
próprio, até porque toda a humanidade desprezou Deus e sua salvação (Romanos
1.24);
Mas
Deus que é rico em misericórdia e graça (Salmo 136.1) decide da mesma maneira
salvar o homem, e essa salvação já estava predeterminada, pois Deus não iria
quebrar a aliança que fez com o pai Abraão (Gênesis 17), ou seja, a salvação
que nos é dada já estava determinada por Deus e a quem Ele iria dar a
salvação.
Mas,
Calma! Eu sei que você que me chamar de herege, mas veja o seguinte:
O
homem desde a sua queda no Éden está morto em delitos e pecados, impossível que
haja algo bom dentro dele que ele der algum mérito diante de Deus. (Romanos
3.10) [3]
Se
todos nós somos tão corrompidos que não podemos achegar-nos a Deus sem sermos
nascidos de novo pela graça irresistível de Deus, e se esta graça específica
foi comprada por Cristo na cruz, então, é claro que a salvação de qualquer um
de nós se deve à eleição/predestinação de Deus. Ele escolheu aqueles para os
quais mostraria graça irresistível e para os quais a compraria.
O
homem está morto em delitos e pecados. Por isso, não há nenhuma condição que
ele possa satisfazer antes que Deus escolha salvá-lo de sua morte.
E
por mais que muitos usem o argumento que o homem precisa exercer fé para então
ser eleito, isso não passa de uma invenção.
A
fé não é condição para eleição. É exatamente o contrário. A eleição é uma
condição para fé.
Onde as escrituras falam sobre
isso?
Em
Atos 13.48 vemos que os gentios creram na mensagem do evangelho, mas não todos,
apenas os:
Destinados à vida eterna – τασσω(tasso)
A
palavra grega que aparece em Atos 13.48 é τασσω (tasso) que tem a ideia de
determinar algo de antemão, ou seja, reservar algo de antemão. Isso também
acontece em João 10.26 onde o Senhor Jesus diz os motivos dos fariseus não
crerem n’Ele;
Não eram suas ovelhas - προβάτων
Há
vários outros textos que falam sobre a predestinação dos santos de Deus, como
Efésios 1.1-4, mas como nosso intuito é responder de uma maneira prática a
predestinação; vamos ver o mais polêmico dos textos que falam sobre
predestinação – Romanos 9
Romanos 9 e a
incondicionalidade
Em
romanos 9. 11-12 Paulo descreve o principio pelo qual Deus escolheu a Jacó e
não Esaú, isso antes mesmo deles terem praticado qualquer bem ou mau. (Gênesis
25.23; Romanos 9.11)
O
que isso pode nos ensinar?
Que
a eleição de Deus é preservada em sua incondicionalidade porque foi realizada
antes de sermos nascidos ou de havermos feito qualquer bem ou mau.
Sei
que alguns intérpretes dizem que Romanos 9 não tem nada a ver com a
predestinação de indivíduos para seus destinos eternos, mas apenas trata
de pessoas em contextos de coletividade, desempenhando seus papéis históricos.
[4]
Isso
é um erro, principalmente porque não se harmoniza com o problema que Paulo
estava abordando no capítulo. [5] Você pode ver isto ao ler os primeiros cinco
versículos de Romanos 9. Quando Paulo disse em Romanos 9.6: “E não pensemos que
a palavra de Deus haja falhado”, é claro que algo causou a impressão de que as
promessas de Deus haviam falhado;
Mas o que foi?
A
grande resposta é dada nos versículos 2 e 3. Paulo disse: “Tenho grande
tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema,
separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a
carne”. A questão mais profunda que Paulo estava tratando não era por que
Israel, como nação, tinha este ou aquele papel histórico e sim que indivíduos
de Israel eram anátemas e separados de Cristo. [6]
Todo
o capítulo 9 de Romanos é uma “tese” de Paulo contra argumentos que os próprios
lhe faziam (Romanos 9.19) o que tudo isso quer dizer? Que se tivermos de
receber misericórdia da parte de Deus, ela virá da realização espontânea de
Deus. Isso é o que Paulo diz nos versos 15 e 16.
Portanto,
em Romanos 9 a 11 Paulo admitiu que a eleição lida com indivíduos e com
destinos eternos, e é incondicional.
O texto mais importante sobre
predestinação – Romanos 8.29
Esse
texto é bastante usado para argumentar que a predestinação é na verdade um
conhecimento antecipado da fé dos indivíduos;
No
entanto, isto não se harmoniza com a maneira como Paulo desenvolveu seu
argumento. Tanto porque o verso seguinte Paulo fala que tais indivíduos já
estavam glorificados e com a certeza da salvação. Um prévio conhecimento da fé
dos eleitos não seguraria a certeza da salvação.
O
que nós podemos concluir é que, sim, existe predestinação principalmente no que
diz respeito à questão soterológica. [7], afirmando isso, não queremos dizer
que até o seu casamento foi predestinado por Deus, até porque não existe “alma
gêmea” [8]
O
que queremos dizer é que, se você é um crente em Cristo, é amado por Deus desde
toda a eternidade. Ele colocou seu favor sobre você antes da criação do mundo.
Antes
de terminamos é importante dizer que você pode discordar da visão da
predestinação, isso não é algo obrigatório, e eu quero saber de você;
Você
concorda com a visão da predestinação? Comenta aqui embaixo para a gente
continuar um debate saudável e glorificar a Deus.
[1] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus
[2] Institutas da Religião Cristã - João Calvino
[3] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 69
[4] Normalmente de linha não reformada
[5] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 70
[6] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 71
[7] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 69
[8] Os cincos pontos: Em busca a uma experiência mais profunda da graça de Deus pág. 71
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