SINAIS DO FIM DO MUNDO? 


INTRODUÇÃO 

Falar sobre o fim do mundo é algo que sempre gera grande repercussão em todos os lugares, seja na igreja local ou na internet. Até porque, nós cristãos ansiamos pelo dia em que vamos encontrar com o nosso Senhor Jesus. Mas entra em jogo uma pergunta: sempre houve profecias sobre o fim do mundo no passado e nenhuma delas se cumpriu, por que temos que acreditar que estamos no fim dos tempos?

Em 1947 foi criado um relógio simbólico que representava o fim do mundo. A cada ano que se passa o relógio retrocede cada vez mais. Em 2020, por exemplo, o relógio chegou há marcar 100 segundos para o fim do mundo. Óbvio que essa noticia deixam todos com pensamentos sobre o fim do mundo. Em setembro de 2017 uma igreja em especifico falou que Jesus voltaria no dia 23 daquele mesmo mês; passado o tempo, em 2019 um “profeta” disse que entre 2019 e 2020 grandes desastres iriam ocorrer dando inicio ao fim do mundo; 2021 outro “profeta” disse que no dia 30 de março muitas pessoas iriam partir desse mundo.


Tudo isso aconteceu? Não! Enquanto alguns pararam de acreditar no fim dos tempos, outros ficaram frustrados com aqueles que aguardam o fim dessa era e o inicio da nova era. Hoje eu quero falar com você algo diferente do que vemos na internet, quero mostrar o que a bíblia realmente fala sobre o fim do mundo e volta de Jesus.

Mais do que crer na volta de Jesus, nós temos que deseja-la e viver conforme isso. Não adianta crer na volta de Jesus e não desejar de maneira genuína.

Antes de mais nada, é importante analisar os principais textos que falam sobre a volta de Jesus, nesse vídeo iremos trabalhar com o texto mais famoso, Mateus 24;

Mateus 24 é chamado pelos comentaristas de “pequeno apocalipse de Mateus”. Depois de Jesus apontar a hipocrisia dos fariseus (cap.23) os seus discípulos parecem ficar bastante preocupados, até porque os seus discípulos esperavam que Jesus fosse restaurar Israel ainda no tempo deles. (Atos 1:6) continuando com esses pensamentos, eles apresentam o templo de Jerusalém como uma construção incrível e que deveria ser usada de maneira justa o mais rápido possível, porém, Jesus parece frustrar seus planos quando diz: “Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.

Falar isso para um judeu daquele tempo era a mesma coisa de falar sobre o fim do mundo. Um judeu não ousava sonhar que mais uma vez o templo seria destruído, por isso os discípulos perguntam sobre a data da destruição e do fim do mundo, porque entendiam a destruição como parte do fim do mundo. Jesus então começa o que chamamos de “sermão escatológico”.

Erros comuns que cometemos ao ler esse texto, é pensar que ele se refere diretamente à igreja; o texto se refere diretamente aos judeus. Na verdade, Mateus 24 possuí 3 partes:

  1. .     Um aviso para Israel;
  2. .     Os dias antes da volta de Cristo;
  3. .    Um aviso de vigilância para os discípulos.

Parte que mais iremos usar é a segunda – Os dias antes da volta de Cristo -  Jesus aponta os dias antes da sua volta como um tempo de “confusão mental” – porque muitos falsos profetas e cristos iriam aparecer – a fusão deles seriam, de forma primordial, levar as pessoas ao erro (v.4). Outro erro comum que cometemos é pensar que os falsos profetas não iriam ajudar as pessoas no fim dos tempos, eles iriam ajudar de diversas formas, esse será o motivo do porquê as pessoas irão seguir eles. Mas Jesus não aponta apenas esse ponto como o primordial, mas alguns outros como:

 1.     Guerras e instabilidades politicas (v.6);

  1. 2.     Vulnerabilidade do ser humano rente às catástrofes naturais (v.7);
  2. 3.     Ódio e perseguição aos valores conservadores cristãos;
  3. 4.     Maldade sem fim;
  4. 5.    E a falta de vigilância por parte das pessoas.  

Esses cinco pontos marcariam aquilo que nós chamamos de fim dos tempos.

A grande pergunta agora é: quão perto estamos disso? Até porque todos os apóstolos e discípulos esperavam ansiosamente a volta de Jesus em seus dias e nada aconteceu, será que Cristo mentiu em sua promessa? No grego há uma cronologia que para nós que falamos português pode parecer um pouco difícil de entender, mas a resposta é: a qualquer momento o que cristo falou poderia se cumprir.  

Nós sabemos muito bem que quando marcamos um evento para uma data em especifico iremos nos preparar apenas quando tal evento estiver perto, agora quando falamos que tal evento pode acontecer a qualquer momento, iremos nos prepara a todo momento. Logo, o foco de Jesus não colocar uma data em especifico para os seus discípulos se prepararem apenas perto da data, mas atenuar a necessidade da vigilância e santidade.

Eu sei que isso ainda não responde a pergunta por completo; estamos ou não perto da volta de Jesus? Bom, o que posso dizer até agora é que estamos mais pertos do que a geração passada.

Nesse vídeo eu dei apenas uma introdução à esse assunto tão maravilho, caso queira se apronfundar mais no estudo de escatologia, se inscreva no canal e ative as notificações para ficar a par de tudo o que vai acontecer aqui. Saiu uma nova diretriz do Youtube, e agora ele divulga apenas os vídeo que as pessoas deixam os “likes” então, por favor, deixe sua curtida, ira ajudar-nos na divlgação do evangelho aqui na internet.

Eu vejo você em outra oportunidade que Deus permitir!






Felipe Castro é apresentador oficial do canal - Assuntos Teológicos - e todos os outros meios de comunicação da marca. Desde 2020 vem produzindo conteúdos teológicos na internet com o intuito de glorificar a Deus e edificar a igreja. Também trabalha como editor chefe e escritor na - Editora Casa Cristã - onde produzem conteúdo teológicos, livros, sermões e palestras sobre teologia.