Nós estamos no fim dos tempos?

Em decorrer dos últimos acontecimentos as pessoas tem se perguntado seriamente se nós estamos no fim dos tempos. Esse já foi um tema que muitas pessoas evitavam; em igrejas os pastores evitavam em falar sobre o fim dos tempos, porém tudo isso mudou com a catástrofe que sobreveio nosso mundo, e com isso as pessoas têm dado atenção a esse assunto, mas, aliás, nós estamos ou não estamos no fim dos tempos? Iremos ver isso hoje.

Desde o final do Séc. XIX e ao longo do XX que o assunto sobre o final dos tempos vem recebendo mais atenção do que nunca.

Um dos principais motivos é por conta de todos os últimos acontecimentos (últimos 200 anos), e é claro, o desenvolvimento da tecnologia e as consequentes mudanças em nossa cultura como um todo. 

A escatologia é tradicionalmente o estudo das últimas coisas. Ela [escatologia] lida principalmente com questões ligadas à consumação da história e à complementação da obra de Deus no mundo.

O ser humano desde a sua origem teme o dia da sua destruição da terra. Isso vem das tradições mais antigas, como é o caso dos espanhóis e astecas, que sacrificavam pessoas para garantir que o sol nascesse todos os dias. Mas também temos os cristãos, que acreditavam no reinado milenar de Cristo sobre a terra ainda na idade média, eles acreditavam que assim que batesse os 1000 anos da era cristã o fim estaria próximo, podendo vim na noite de natal ou na virada de 999 para 1000 da era cristã, porém isso não aconteceu.

Então isso revela que profecias sobre o fim dos tempos é tudo mentira? NÃO!

Saber se estamos ou não no fim dos tempos é uma missão que o homem já nasce dentro dele, mas que se não bem cuidada ele pode virar um escatopata¹ pessoas que pesam no fim dos tempos a todo o momento, e a vem em todos os lugares.

Como é o caso do evangelista americano Hal Lindsey, que escreveu um livro (pelo menos sensacionalista) sobre os principais eventos da volta de Jesus ainda naquele ano, o livro é “A agonia do grande planeta.”

O grande problema de livros como esse é que eles se encaixam na área de “choveu mais forte na Itália é fim dos tempos, ou apareceu um novo animal ainda não descoberto pelos cientistas, é o fim dos tempos.”

Porém não é essa a mensagem bíblica sobre o fim dos tempos.

A mensagem bíblica sobre o final dos tempos é a base da esperança cristã, o evento que marcará o início da complementação do plano de Deus. (apocalipse 21.5) 

E muitos textos bíblicos indicam claramente que Cristo e fim dos tempos está próximo (Mt 24.30; Mt 26.64; Mc 13.26; Lc 21.27; At 3.19) 

Porém a mensagem que as escrituras nos mostram sobre o fim dos tempos poucas vezes é sobre uma destruição do mundo (Isaías 13.9; 2 Pedro  3.7; 2 Pedro 3.10) mas ela nos apresenta uma reconstrução do mundo (apocalipse 21.5).

Mas agora entrando na ideia principal; quando isso irá acontecer? Estamos próximos disso?

Embora o fato do fim dos tempos seja asseverado nas escrituras, o tempo não é claro. Apesar de Deus ter estabelecido um tempo definido, esse tempo não foi revelado. (Atos 1.7)

E isso implica justamente de que o tempo do retorno de Jesus e fim do  mundo explica a insistência com que Jesus destaca seu caráter inesperado e consequente a necessidade de vigilância. (Mt 24.44; Mc 13.35)

E por mais que a segunda volta de Jesus seja precedida de vários sinais – Sacrilégio desolador (Mt 24.21) escurecimento  do sol (Mt 24.29) grande tribulação (Mt 24.21), eles não indicarão o tempo exato da volta de Jesus.

Eles são como certezas da sua promessa e não confirmação.

Porém isso não nega o fato do que estamos vivendo, e dos sinais de Deus para a humanidade.

 John Piper em seu livro – Coronavíruse Cristo -  diz que:

“O coronavírus é um alerta de Deus para estarmos prontos para a segunda vinda de Cristo.”

E isso consequentemente estaria relacionado ao fim do mundo.

Porém, nós temos um problema. Por mais que muitas pessoas venham estudando escatologia e a volta de Cristo;

Jesus dar a entender que por conta de uma grande demora até a segunda vinda, alguns serão tomados pela desatenção (Mt 25: 1-13; 2 Pedro 3: 3-4)

Louis Berkhof, na sua teologia sistemática diz o seguinte:

“A Bíblia dá a entender que a medida da surpresa que haverá da vinda de Cristo será na razão inversa à medida da vigilância das pessoas”

Teologia sistemática – Louis Berkhof p. 712

Outro argumento bem aceito na academia é que, Jesus inaugura fim do mundo quando ele pisa pela primeira vez na terra, cumprindo as profecias dos antigos profetas (Miqueias 5.3; Jeremias 23: 5-6)

Então desde desse tempo, nós estamos vivendo o fim do mundo.

Ou seja, nós estamos dentro dos últimos dias da terra, mas o fim realmente virá quando Jesus voltar em seu reino e sua glória (Mateus 24.30)

A grande questão é que nós estamos sem sombra de dúvidas no fim dos tempos, mas não como as pessoas da internet apresentam 

É desnecessário e inútil perguntar a data especifica do fim dos tempos e da volta de Cristo. Ele [Deus] não revelou aos apóstolos.

Mas isso não nega que temos que observar os sinais e ficar atento para os mesmos, até porque o dia do Senhor virá em uma hora que ninguém sabe (apocalipse 16.15), ou seja, temos que estar preparados e vigilantes.

E concluindo, sim! Estamos sim vivendo o fim dos tempos J 



Felipe Castro é apresentador oficial do canal - Assuntos Teológicos - e todos os outros meios de comunicação da marca. Desde 2020 vem produzindo conteúdos teológicos na internet com o intuito de glorificar a Deus e edificar a igreja. Também trabalha como editor chefe e escritor na - Editora Casa Cristã - onde produzem conteúdo teológicos, livros, sermões e palestras sobre teologia.